Economia européia cresce acima do esperado

SÃO PAULO, 9 de janeiro de 2008 - A economia dos países europeus cresceu acima do esperado no terceiro trimestre de 2007. Segundo dados divulgados pela agência oficial de estatísticas da região, a Eurostat, o Produto Interno Bruto (PIB) dos países que compõem a União Européia (UE) apresentou expansão de 3% entre julho e setembro, na comparação com igual período de 2006. O resultado superou a projeção anterior, que apontava para uma elevação de 2,9%. Já a economia dos países que formam a Zona do Euro cresceu 2,7% em igual comparação, em linha com a previsão anterior, feita ao final de novembro passado.

Os resultados do terceiro trimestre apontam uma aceleração da economia frente ao segundo trimestre, quando os PIBs anuais da UE e da Zona do Euro haviam crescido 2,8% e 2,5%, respectivamente.

Na comparação entre o segundo e o terceiro trimestre do ano passado, a economia dos países da União Européia e da Zona do Euro apresentaram alta de 0,8%, acima dos resultados registrados entre abril e junho (0,5% e 0,3%, respectivamente). As projeções anteriores apontavam que o PIB da Zona do Euro nesta comparação cresceria 0,7%. A projeção para a UE estava em 0,8%.

Contribuíram para o resultado acima do esperado no trimestre as economias do Reino Unido, cuja alta anual ficou em 3,3% (0,1 ponto percentual acima do esperado), e da França, com alta de 2,2% (a previsão era de 2,1%). Já a economia alemã, a maior da Europa, cresceu 2,5% no trimestre, frente a igual período de 2006, como previsto anteriormente. Os dados são da Eurostat.

(André Magnabosco - InvestNews)