Aumenta diferença entre ricos e pobres na China

Agência EFE

PEQUIM - A diferença entre ricos e pobres aumentou na China nos últimos cinco anos, segundo um estudo da Fundação Estatal de Ciências Sociais, informa nesta quarta-feira o jornal 'South China Morning Post', de Hong Kong. A renda média nos setores mais bem remunerados (tecnologias da informação) era 2,17 vezes superior à dos mais baixos (agricultura) em 1979. A diferença subiu para 4,69 vezes em 2007, segundo o relatório, e chega a 6 vezes em algumas províncias.

"Desde 2002 há uma tendência à polarização na distribuição dos recursos entre diferentes setores", diz o estudo. Em outro relatório recente, o Instituto de Pesquisa Econômica revelou que a diferença entre os 10% mais ricos e os 10% mais pobres era muito maior do que as estatísticas do Governo admitem. Analistas da Universidade Popular de Pequim acham que os salários dos operários chineses poderiam aumentar até 3,2 vezes até 2010.

- A era de exploração da mão-de-obra barata deveria acabar - opinou o decano da Escola de Trabalho da universidade, criticando um dos motores do crescimento da China.