Ásia recupera perdas; Tóquio em baixa

SÃO PAULO, 8 de janeiro de 2008 - Com exceção de Tóquio e Seul, as principais bolsas acionárias da Ásia operam em alta nesta terça-feira, recuperando parte das perdas observadas nos últimos pregões. Os investidores da região seguem temerosos por uma possível recessão nos Estados Unidos e aproveitam o dia para comprar papéis de baixo custo.

O índice Nikkei 225 de Tóquio operava há instantes em queda de 0,49%, registrando seu menor nível em 18 meses, enquanto o indicador Kospi de Seul recuava 0,17%. Em Hong Kong, o índice referencial Hang Seng subia 1,04%. Na Índia, a Bolsa de Mumbai operava com avanço de 0,70%. Já na China, a Bolsa de Xangai registrava alta de 1,60%.

Os investidores asiáticos continuam apreensivos sobre a possibilidade de uma recessão nos Estados Unidos e estão confiantes de que o Federal Reserve (Fed, banco central norte-americano) reduzirá a taxa básica de juros em 0,25 ponto percentual em sua próxima reunião de política monetária.

Apesar das preocupações relacionadas a economia dos EUA, os investidores asiáticos aproveitam o baixo custo das ações e compram papéis do setor siderúrgico. Há pouco, os títulos da Nippon Mining e da Mitsui Mining & Smelting subiam 3,16% e 2,38%, respectivamente. Na contramão, os papéis da Rio Tinto perdiam 1,13% e os da BHP Billiton recuavam 2,25%.

(Marcel Salim - InvestNews)