Dezembro tem melhor média de vendas da história

SÃO PAULO, 7 de janeiro de 2008 - A indústria automotiva nacional registrou, em dezembro passado, a maior média de licenciamentos por dia útil da história, com 12.749 veículos negociados por dia. O resultado é 7,6% superior à média de novembro, antigo recorde registrado pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

Com 19 dias úteis no mês, as vendas de dezembro somaram 242,2 mil veículos, uma expansão de 2,2% sobre igual período de 2006. No mesmo período do ano anterior, as vendas somaram 237 mil veículos em 20 dias úteis.

Em relação a dezembro de 2006, as vendas apresentaram um crescimento de 18,3%. Já na comparação de vendas por dia útil, a expansão ficou em 24,5%.

Apesar do aumento da demanda, evidenciado pelos últimos meses de 2007, a Anfavea não acredita que os fabricantes tenham problemas para garantir a oferta no mercado nacional. "As empresas já apresentaram alguns investimentos no final do ano passado e acredito que outros anúncios devam acontecer ainda no primeiro semestre de 2008", afirmou o presidente da Anfavea, Jackson Schneider.

Além disso, acredita o executivo, alguns investimentos feitos pelas empresas em ajustes na produção, como o desgargalento de algumas linhas, deverá surtir efeito já no segundo semestre deste ano. "Esperamos realizar em março um levantamento sobre o que já houve de melhoria na capacidade e o que mais deverá vir em breve", disse. Por enquanto, a capacidade de produção oficial do setor está estimada em 3,5 milhões de veículos.

(André Magnabosco - InvestNews)