Brasil bate recorde em realização de feiras

SÃO PAULO, 28 de dezembro de 2007 - O mercado brasileiro de feiras de negócios bateu recorde ao realizar 125 eventos em 2007. Esses encontros reuniram 31,3 mil empresas, 5 milhões de visitantes e ocuparam mais de 2,1 milhões de m², segundo dados da União Brasileira de Promotores de Férias (Ubrafe).

Nos últimos 17 anos, o setor cresceu 200% no País. O crescimento deve continuar no próximo ano, porém serão realizados 118 feiras, sete a menos do que este ano, mas que devem atrair mais de 32,5 mil empresas e 5,1 milhões de visitantes, sendo 42 mil estrangeiros, vindos de 60 países.

Segundo o diretor da Ubrafe, Armando Campos Mello, a tendência dos encontros de negócio é se desdobrarem dos segmentos dentro das grandes feiras. ´Não surgem novas feiras. O que acontece é o desdobramento e a multiplicação das feiras em outros eventos.´

Neste ano, os setores que mais realizaram feiras foram construção (17), indústria (16) e alimentos e bebidas (14). As feiras programadas para 2008 abrangem as atividades de mais de 30 segmentos, como os setores de calçado, construção, sucroalcooleiro, embalagens, produtos orgânicos e brinquedos.

O presidente da Francal Feiras, Abdala Jamil Abdala, confia que 2008 será um ótimo ano para o setor. ´Tenho certeza que o próximo ano será melhor, devido ao crescimento da metragem ocupada, maior número de visitantes e à estabilidade da economia do País.´ Mesmo pensamento de Mello que diz que em 2007, ´o mercado de feiras foi um dos destaques da economia brasileira, acompanhando o boa produção da indústria no País, que proporcionou a realização de eventos para exposição de novidades e aumento das vendas.´

(Sergio Toledo - InvestNews)