Além disso, a intenção de efetivar os temporários também cresceu: 83% dos empresários pretendem fazer isso, contra 74% no ano passado.
Segundo a Fecomercio, o aumento nas contratações dos temporários e na intenção de efetivá-los decorre do aquecimento das vendas do varejo sentido ao longo do ano e ancorado na estabilidade econômica, ampliação da oferta de crédito, elevação da massa salarial e tímida redução na taxa de juros.
O faturamento gerado pelas vendas de Natal cresceu 6% em comparação ao mesmo período do ano passado. Ou seja, o dobro de 2006 quando o avanço foi de 3%. Mais uma vez, o desempenho dos semiduráveis, a exemplo de vestuário e calçados, apurou avanço superior nas vendas (7%) contra elevação de 5% verificada nas lojas de bens duráveis.
Em 2007, a estratégia eleita pelos empresários que decidiram realizar promoções para incrementar as vendas - 47% do total de entrevistados - foi a concessão de descontos especiais. Esse tipo de promoção foi usada por 54% dos comerciantes, enquanto 32% optaram pela oferta relâmpago.
Já em relação à modalidade preferida pelos consumidores para pagar as compras, mais uma vez prevaleceu o cartão de crédito que respondeu por 62% das transações. O pagamento à vista foi a escolha de 30% dos compradores, seguido do cheque pré-datado (5%).
(Redação - InvestNews)