Cotações do petróleo disparam após incêndio em oleoduto

Agência AFP

WASHINGTON - As cotações do petróleo dispararam nesta quinta-feira depois de um incêndio em um oleoduto canadense que transporta petróleo aos Estados Unidos, o maior consumidor mundial de energia.

O principal contrato de futuro em Nova York, o "light sweet crude" para entrega em janeiro, subia 3,45 dólares a US$ 94,07 o barril. O barril de Brent do Mar do Norte para entrega em janeiro ganhava 2,14 dólares a US$ 91,95.

A Enbridge Inc. anunciou nesta quarta-feira que uma explosão e um incêndio em um oleoduto no estado americano de Minnesota obrigaram a empresa a fechar quatro oleodutos. Dois trabalhadores morreram no incidente.

O sistema de oleodutos da Enbridge atende a várias refinarias da província canadense de Ontario, assim como da região dos Grandes Lagos dos Estados Unidos, transportando 2,2 milhões de barris por dia.

- As notícias de uma explosão no terminal de Enbridge em Minnesota ressuscitarão as preocupações sobre a oferta - disse Paul Harris, analista do Banco da Irlanda.

Os contratos do petróleo a futuro haviam registrado queda na quarta-feira por causa da redução menor do que o esperado nas reservas semanais americanas.