Livro Bege aponta desaceleração da economia em 7 distritos

SÃO PAULO, 28 de novembro de 2007 - O relatório mensal sobre a economia norte-americana, o Livro Bege, divulgado hoje pelo Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), apontou que a economia dos Estados Unidos continuou a expandir em outubro e início de novembro, porém em menor ritmo quando comparado a períodos anteriores.

Dos 12 distritos que possuem escritórios do Federal Reserve, sete relataram ritmo mais lento da atividade econômica, enquanto o restante apontou modesta expansão ou ambas as situações.

De acordo com o relatório, os distritos indicaram uma relativa desaceleração com gastos do setor de varejo. A maioria dos varejistas disse que estavam esperando uma retração na época do feriado de Dia de Ação de Graças, com pequenos ganhos no volume de vendas em comparação com o ano passado. Em contrapartida, ampliou ainda mais a atividade turística na maioria dos Distritos.

O relatório mensal, elaborado pelos escritórios regionais do Federal Reserve, não representa, necessariamente, uma orientação para a decisão do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês), que irá se reunir nos dias 11 e 12 de dezembro para decidir sobre a taxa básica de juros norte-americanos.

(Vanessa Correia - InvestNews)