Jeferson Ribeiro, Portal Terra
BRASÍLIA - O presidente da Petrobras, Sérgio Gabrielli, afirmou na tarde dessa quarta-feira que a empresa voltará a fazer investimentos na Bolívia para ampliar a produção de gás natural. Porém, ele não informou quando e quanto a empresa pretende injetar na Bolívia. Segundo ele, uma nova reunião será realizada entre os dias 26 e 30 desse mês no país vizinho para tratar do assunto.
Gabrielli disse que os novos investimentos não resultarão no aumento do contrato do Gasbol e o Brasil continuará importando os 30 milhões de metros cúbicos previstos no contrato com a Bolívia.
- Esses investimentos podem ser retomados agora porque há segurança jurídica na Bolívia. Os novos contratos assinados em outubro do ano passado já foram protocolizados e agora podemos fazer novos investimentos. Não estamos pensando nesse momento em aumentar o Gasbol - argumentou.
Ele disse que, para ampliar a oferta, a Petrobras pretende aumentar a produção natural e importar gás liquefeito. Segundo ele, até 2012 o País contará com cerca de 103 milhões de metros cúbicos de gás para ofertar.
O presidente da Petrobras disse que a empresa não pensa em aumentar o gás fornecido para as distribuidoras estaduais além do que está estipulado nos contratos para desestimular o aumento do consumo do insumo.