Agência EFE
BRASÍLIA - O chefe de Estado da Bolívia, Evo Morales, se reunirá amanhã, em La Paz, com o presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, depois que a estatal brasileira anunciou que cogita fazer novos investimentos no país.
O ministro de Hidrocarbonetos boliviano, Carlos Villegas, confirmou hoje que o encontro entre Morales e Gabrielli acontecerá nesta terça-feira, em La Paz, e será "protocolar".
Villegas disse que, devido a contratempos meteorológicos, não sabia se o presidente da Petrobras chegará à cidade de Santa Cruz (leste) esta noite ou amanhã. Porém, fontes da empresa brasileira na Bolívia asseguraram à Agência Efe que Gabrielli vai desembarcar nas próximas horas.
O ministro também declarou aos jornalistas que não quer que a visita do executivo brasileiro gere "falsas expectativas", já que "nenhum documento" vai ser assinado nem "absolutamente nada" vai ser anunciado até que surjam compromissos sólidos na agenda de trabalho dos dois países.
Villegas disse que o objetivo da reunião é analisar os "avanços" surgidos nos estudos de novos investimentos que equipes técnicas da Petrobras e da estatal Yacimientos Petrolíferos Fiscales Bolivianos (YPFB) fizeram há vários dias.
Por sua vez, o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Celso Amorim, afirmou hoje, no Rio de Janeiro, que Lula espera visitar a Bolívia antes do fim do ano para discutir possíveis novos investimentos em prospecção e exploração de gás.