Mercadante exalta melhoria nos indicadores da economia brasileira

Agência JB

RIO - O senador Aloizio Mercadante (PT-SP), aproveitou seu pronunciamento no Plenário, nesta terça-feira, dia 30, para exaltar o crescimento econômico obtido pelopaís. Ele citou o resultado apurado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a respeito da venda de diversos produtos nos últimos 12 meses.

- Os indicadores setoriais dos principais segmentos da indústria e da agricultura, que agora chegam a público, apresentam um ano como há muito tempo o país não tinha afirmou.

Segundo o senador, o crescimento nas vendas de automóveis atingiu 27%, "um recorde histórico talvez apenas semelhante ao resultado apresentado em 2004". As concessionárias de caminhões venderam 34% a mais nos últimos 12 meses, "e o governo estuda novas formas de financiamento para atender a demanda crescente" por esse tipo de veículo.

Aloizio Mercadante lembrou que o crescimento das vendas de caminhões sinalizam que aumentou o volume de cargas transportadas pelas estradas brasileiras e que, portanto, houve uma melhoria nos resultados obtidos pelos produtores agrícolas e no desempenho das empresas que escoam seus produtos pela via rodoviária.

- O setor de cimento está enfrentando dificuldades para entregar o produto, o que mostra uma reativação na construção civil, que esta prestes a viver um dos melhores momentos de sua história. O crescimento do setor habitacional, nos últimos quatro anos, foi de 523%. Ele saltou de R$ 2 bilhões para R$ 14 bilhões. As empresas de siderurgia e as de cimento estão reativando as fábricas que estavam fechando e inaugurando novas plantas - afirmou Mercadante.