BC lança boletim que reúne dados econômicos por regiões do país

Agência JB

RIO - Boletim Regional, lançado nesta segunda-feira, pelo Banco Central, constatou que os níveis de emprego, do comércio varejista e internacional aumentaram em todas as regiões do Brasil, e a inflação apresenta sinais de aceleração mais intensa onde há maior aquecimento econômico .

O boletim será publicado trimestralmente pela autarquia para apresentar as condições econômicas por regiões e alguns estados (Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sul e os estados da Bahia, Ceará, Peranambuco, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Minas Gerais). Segundo o Banco Central, a publicação contribui para avaliar o impacto das políticas da autarquia nas regiões.

De acordo com o boletim, Minas Gerais registrou a maior taxa de inflação para preços livres no ano, até agosto, entre os estados. Em Minas Gerais, a alta nos oito primeiros meses do ano foi de 4,07%, pressionada pela inflação dos alimentos. No Brasil, o índice foi de 3,53%. Os preços monitorados (combustíveis, energia elétrica, telefonia, medicamentos, educação e outros) aumentaram 4,08% no período, em Minas, e 1,19%, no Brasil.

Entre outros dados, o boletim também destaca que os dados de vendas do comércio indicam recuperação agrícola nas economias do Sul e Centro-Oeste e os efeitos dos programas de transferência de renda no Norte e Nordeste do país. A indústria apresenta "maior dinamismo" nas regiões onde se concentra a produção de equipamentos de transportes, particularmente carros, e onde a indústrai extrativa mineral é estimulada pelas exportações.

Com informações da Agência Brasil.