É nessa direção, por exemplo, que trabalha a Brasil Telecom (BrT), que lançou no fim de setembro, inicialmente, apenas para Brasília, o primeiro serviço de televisão em escala comercial no mercado brasileiro transmitido pela internet. A Videocom, como foi chamada, vai funcionar por assinatura. Assim como devem ser também as IPTVs da Telefonica e da Oi (ex-Telemar), previstas para 2008. Todas por um sistema de funcionalidade semelhante ao vídeo sob demanda, cujos programas podem ser assistidos a qualquer momento.
Mas há quem enxergue perspectivas além do mundo do entretenimento vislumbrado pela IPTV brasileira. ´Vamos investir nas empresas, porque a distância continental do Brasil é uma grande aliada do sistema que implantaremos´, diz o inglês Andy Noble, presidente da PetandiTV Ltd., para a América do Sul, responsável pela introdução no país de uma das mais avançadas plataformas de tevê para internet disponíveis hoje no mundo.
A idéia, segundo ele, é implantar, administrar e gerir os sistemas de TV por internet das empresas, por meio de ferramentas que ofereçam uma alta qualidade de resolução. ´As grandes empresas têm necessidade de mostrar com detalhe cada um dos produtos ou serviços que oferecem, assim como os desafios e soluções que encontram para diferentes demandas. Como, por exemplo, as empreiteiras, imobiliárias e indústria automobilística´, diz ele.
E é para esse público que a PetandiTV se voltará num primeiro momento no Brasil. Ele diz que pelo menos um dos negócios na área se encontra muito bem encaminhado. ´Estamos conversando com uma multinacional de capital brasileiro que tem diferentes operações em dezenas de países e é natural que precise não apenas expor a complexidade dos problemas e as soluções inovadoras que adota para solucionar cada uma dessas questões, como necessita mostrar aos seus milhares de colaboradores que fazem parte de um grande negócio´.
Andy Noble se refere no caso a duas das principais aplicações que poderão ser disponibilizadas rapidamente e de baixo custo para as companhias: o treinamento à distância e a veiculação de filmes sobre os diversos segmentos em que atuam. ´A capacitação do funcionário é hoje um dos esforços que exigem mais investimentos, tendo em vista a necessidade de deslocamento de pessoal, o que não mais será necessário com a TV por internet´, conclui ele.
(Ciça Ferraz - InvestNews)