REUTERS
HONG KONG - A maior parte das bolsas de valores da Ásia fechou em alta nesta quinta-feira, impulsionadas por expectativas de corte de juro nos Estados Unidos, mas um iene mais forte e preocupação diante de uma série de resultados de empresas pesou sobre o mercado japonês.
Dados do mercado imobiliário dos EUA mostraram que o setor registrou forte queda em setembro, o que consolidou expectativas de que o Federal Reserve vá reduzir a taxa básica de juro na reunião da próxima semana. Houve até especulações sobre a possibilidade do banco central norte-americano cortar sua taxa de redesconto imediatamente.
Um porta-voz do Fed não comentou os rumores, mas as expectativas de uma mudança no juro em breve melhoraram de forma sensível o humor dos mercados em Wall Street, que mais cedo na quarta-feira estavam pressionados pelos dados de moradia e pela divulgação do prejuízo do Merrill Lynch.
Essa reviravolta em Wall Street ajudou a melhorar o humor dos investidores asiáticos, impulsionando o índice MSCI que reúne os principais mercados da região Ásia-Pacífico menos o Japão para alta de 1,34 por cento, para 562,4 pontos, às 7h57 (horário de Brasília).
- Haverá foco em um corte no juro dos EUA que pode beneficiar o mercado no curto prazo - disse Michael Heffernan, conselheiro sênior de clientes e estrategista da Austock Stockbroking, na Austrália.
Já Hiroichi Nishi, gerente-geral da divisão de ações da Nikko Cordial Securities, afirmou que os investidores esperam a divulgação de resultados trimestrais de empresas.
- O mercado está realmente esperando os resultados de empresas de hoje, com o ponto principal sendo as estimativas de lucro sendo revisadas para cima ou não.
A bolsa de Tóquio, apesar da alta no índice MSCI, encerrou em queda de 0,45 por cento, a 16.284 pontos, impactada peloa alta do iene que prejudica o desempenho de companhias exportadoras.
Na Coréia do Sul, a bolsa de Seul subiu 2,24 por cento, a 1.976 pontos. Hong Kong computou avanço de 1,78 por cento, a 29.854 pontos, enquanto em Xangai houve forte recuo de 4,8 por cento puxado por grande venda de ações da PetroChina.
Taiwan se valorizou em 1,33 por cento, Cingapura fechou em alta de 1,59 por cento, a 3.707 pontos, e Sydney encerrou em queda de 0,15 por cento, a 6.624 pontos.