ASSINE
search button

Economia crescerá menos em 2008, prevê organismo

Compartilhar
SÃO PAULO, 9 de outubro de 2007 - A expansão da economia mundial em 2008 será menos acentuada do que a anunciada anteriormente, prevê o Fundo Monetário Internacional (FMI). De acordo com a agência internacional de notícias AFP, o organismo reduzirá sua previsão de crescimento mundial para o próximo ano de 5,2% para 4,8%. Citando uma fonte não identificada, a agência lembra que a previsão de 5,2% havia sido anunciada em julho passado, antes portanto das turbulências que sacudiram os mercados financeiros e monetários durante a crise dos créditos hipotecários de risco dos Estados Unidos, o mercado subprime.

O FMI também revisou em baixa seu prognóstico de crescimento para os Estados Unidos em 2008 a 1,9%, contra uma estimativa anterior de 2,8%. Para a Zona do Euro, o FMI prevê agora 2,1% de crescimento no ano que vem, contra 2,5% estimados em julho. As expansão da economia alemã (de 2,4% para 2%) também foi revisada para baixo.

Ontem, a agência Ansa também havia revelado que o FMI faria uma revisão de suas projeções. De acordo com o grupo italiano, a projeção para o crescimento chinês no próximo ano será revisada de 10,5% para 10%. Já a projeção para a economia indiana se manteve em 8,4%. Para o Brasil, as previsões de crescimento do PIB se mantiveram em 4,4% neste ano e, para o próximo, foram reduzidas de 4,2% para 4%.

(Redação com agências internacionais - InvestNews)