Secretário de Comércio americano viaja ao Brasil na próxima terça

Agência AFP

WASHINGTON - O secretário de Comércio dos Estados Unidos, Carlos Gutiérrez, viajará na terça-feira ao Brasil, depois de passar pelo Uruguai, em uma visita destinada a aprofundar as relações comerciais do governo George W. Bush com a maior economia latino-americana.

Gutiérrez chegará à Brasília na terça e permanecerá no país até quarta-feira. Ele presidirá um fórum Brasil-EUA com dirigentes empresariais e participará no Diálogo Comercial EUA-Brasil, um mecanismo que busca melhorar a competitividade nas duas nações.

Brasil e Estados Unidos, principais produtores mundiais de etanol com 70% do total planetário (o primeiro a base de cana-de-açúcar e o segundo a base de milho), assinaram em 2007 uma aliança para levar sua experiência a outros países das Américas, durante um encontro em Washington entre os presidentes Bush e Luiz Inácio Lula da Silva.

- O objetivo da viagem de Gutiérrez é conversar com altos funcionários e a comunidade empresarial sobre as formas de promover mais o comércio bilateral, o crescimento econômico e as oportunidades, assim como fomentar uma maior cooperação comercial entre os países - destacou a secretaria americana do Comércio.

- Espero viajar ao Brasil para discutir nossa cooperação comercial e expandir nossos objetivos comuns - afirmou Gutiérrez, segundo um comunicado.

- Com o Brasil, os Estados Unidos gozam de uma forte relação comercial (...) que representou 46 bilhões de dólares em negócios bilaterais ano passado - disse Gutiérrez.

A viagem acontece no momento em que a Casa Branca se esforça para abrir mercados na América Latina, com uma pressão do governo sobre o Congresso para que aprove os tratados de livre comércio negociados com Peru, Colômbia e Panamá.

Segundo dados do Departamento do Comércio, os negócios com o Brasil em 2006 chegaram a 45,6 bilhões de dólares, 15% a mais que no ano anterior.

O Brasil se tornou em 2006 o 13º mercado para o qual os Estados Unidos mais exportam.