CNPE publica diretrizes para leilões de biodiesel

SÃO PAULO, 5 de outubro de 2007 - O Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) publicou hoje no Diário Oficial da União a Resolução Nº 5 que estabelece as diretrizes para a realização de leilões públicos para a aquisição de biodiesel. O objetivo destes leilões é assegurar o suprimento de biodiesel ao mercado a partir do início do próximo ano, quando passa a ser obrigatória a mistura de 2% de biodiesel ao óleo diesel.

A mistura representa um mercado potencial para o biodiesel da ordem de 800 milhões de litros anuais, destaca o Ministério de Minas e Energia. "A mistura será responsável pela quase totalidade do transporte rodoviário urbano e interestadual de coletivo de passageiros e cargas no Brasil, assim como de tratores, máquinas e implementos agrícolas e do transporte ferroviário e aquaviário", segundo nota publicada pelo Ministério.

Com a expectativa de que a produção de biodiesel supere os 2 bilhões de litros anuais - mais de duas vezes a previsão de oferta - os leilões públicos serão fundamentais para assegurar a igualdade de acesso aos produtores de biodiesel a esse novo mercado.

(Redação - InvestNews)