REUTERS
NOVA YORK - O preço dos contratos futuros de petróleo fechou em queda nesta terça-feira, abaixo de 80 dólares por barril, com a produção no golfo do México sendo completamente normalizada após paralisações, na semana passada, pela a ameaça de uma tempestade tropical.
Na Nymex, o contrato para novembro caiu 1,42 dólar e fechou cotado a 79,53 dólares por barril. O Brent negociado em Londres teve queda de 1,29 dólar, para 77,62 dólares.
Companhias de energia no golfo do México paralisaram quase dois terços da produção na sexta-feira à medida que uma tempestade ganhava força na região, enviando os preços do petróleo para 83,90 dólares por barril durante as operações, um recorde histórico.
A produção voltou a 96 por cento do volume normal nesta terça-feira, informou o Minerals Management Service (MMS).
Mas os operadores continuam de olho no clima ao redor do golfo, após o Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês) ter dito que a tempestade tropical Karen havia se formado no leste do oceano Atlântico. Não há previsão de que ela afetará as instalações no golfo do México.
O mercado também está procurando por direções em dados de estoques nos EUA, que serão divulgados na quarta-feira pelo governo e que registraram quatro semanas seguidas de queda.
Uma pesquisa da Reuters mostrou que o mercado prevê queda de 2,4 milhões de barris de petróleo bruto, por problemas em refinarias nos EUA.