Japoneses vão importar etanol brasileiro

SÃO PAULO, 22 de agosto de 2007 - O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Japão, Tomohiko Taniguchi, disse hoje (22), em entrevista coletiva, que não pode prever, ainda, a quantidade, mas que podia garantir que "existe um plano em andamento de importação, pelo Japão, do etanol brasileiro, com certeza".

Taniguchi disse que não tem idéia a partir de quando essas negociações vão ser iniciadas. "Eu sou apenas um porta-voz do governo, eu não posso falar em nome das empresas privadas japonesas, mas certamente elas vão comprar etanol brasileiro, porque o Brasil é o maior produtor, se não o segundo, mas logo passará os Estados Unidos. As empresas japonesas já estão envolvidas com as usinas de etanol brasileiras e há uma grande possibilidade para isso", disse Taniguchi.

Tomohiko Taniguchi começou seu briefing lembrando que há nove anos tinha sido feita a última visita ao Brasil de um ministro das Relações Exteriores do Japão. Dessa vez, o ministro Taro Aso, veio também para participar da 3ª Reunião Ministerial do Foro de Cooperação América Latina-Ásia do Leste (Focalal), iniciada hoje, e que será concluída amanhã (23), com a divulgação de um documento conjunto dos países participantes.

As informações são da Agência Brasil.

(Redação - InvestNews)