Aprovada MP que reajusta salários de comissionados

SÃO PAULO, 22 de agosto de 2007 - A Câmara dos Deputados aprovou hoje (22) a Medida Provisória 375, que reajusta os vencimentos para ocupantes de cargos comissionados na administração pública federal direta, autárquica e fundacional. Os reajustes, de acordo com a MP, que foi aprovada na forma original encaminhada pelo governo, variam de 30,06 % a 139,76%.

De acordo com o relator da MP, deputado Eliene Lima (PP-MT), o reajuste teve como base o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulado de janeiro de 2003 a fevereiro de 2007. "Os cargos comissionados não tinham reajuste há vários anos. A maioria deles é ocupada por funcionários efetivos, que desempenham tarefas importantes. A MP faz justiça com os funcionários públicos efetivos e torna atrativos os cargos para pessoas de fora do serviço público", justificou.

A discussão da MP foi iniciada ontem (21) e só se encerrou na noite de hoje, em função da obstrução feita pelos partidos da oposição. A disputa entre governo e oposição começou porque o relator rejeitou quase todas as 35 emendas apresentadas com o objetivo de alterar o texto original.

As informações são da Agência Brasil.

(Redação - InvestNews)