Lula: "o Brasil não está com medo dessa crise"

Portal Terra

SÃO PAULO - Em seu programa semanal Café com o Presidente, Luiz Inácio Lula da Silva garantiu que a crise do mercado financeiro não deverá atingir o Brasil e destacou que o País tem reservas de moeda suficientes para enfrentar os abalos.

- O Brasil não está com medo dessa crise. Nós temos a preocupação natural de um país emergente, como qualquer país emergente desse mundo. Agora, é importante saber o seguinte: nós temos US$ 160 bilhões de reservas - disse.

Lula criticou ainda a "torcida" para que haja problemas econômicos resultantes da crise.

"Eu posso dizer isso (que a situação está tranqüila com a economia), apesar de ficar lendo, ficar ouvindo, parece que têm algumas pessoas que torcem para as coisas não darem certo no Brasil, parece que têm pessoas que torcem para que a desgraça aconteça nesse País." Para Lula, "na hora que os Estados Unidos resolverem o seu problema não terá problema no mundo".

- O Brasil não vai retroceder. Este País é um País sério, é um País governado com seriedade, nós aprendemos a fazer a lição de casa. Ou seja, quando muitos ficavam gritando pela imprensa que nós deveríamos gastar, nós preferimos economizar e hoje nós temos a estabilidade macroeconômica necessária, as reservas necessárias pra gente dizer: a crise que está acontecendo não vai afetar o Brasil - afirmou.

A crise no setor imobiliário dos Estados Unidos fez com que as bolsas registrassem índices de queda durante a última semana a ponto de bancos centrais na Europa e na Ásia tivessem que injetar recursos para garantir a liquidez do mercado.

Em uma aparente tendência de recuperação, os mercados asiáticos hoje fecharam em alta. Resultado positivo também pode ser registrado na abertura das principais bolsas européias.