Brasil está no clube dos países sólidos

SÃO PAULO, 17 de agosto de 2007 - O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse hoje que o Brasil está no ´clube dos países sólidos´, porque tem reservas "abundantes", contas públicas equilibradas e superávit em conta corrente e comercial.

´Há fuga de capitais de alguns ativos, porém a entrada compensa a saída", ponderou. "Não há porque afetar a atividade [econômica] real ´.

As condições econômicas do país, segundo ele, protegem o Brasil da crise financeira que se instalou no mercado imobiliário dos Estados Unidos nas últimas semanas e que tem derrubado as bolsas de valores em vários países do mundo.

Para o ministro, a volatilidade externa deve continuar por algum tempo, mas o Brasil não dá demonstrações de estar sentindo a crise. ´Eu digo isso porque estamos monitorando o mercado de títulos e cambial e estamos tranqüilos porque os mercados estão equilibrados´.

Em relação à elevação do dólar frente ao real, ele disse que isso estimula o setor manufatureiro e dá mais competitividade ao setor, por isso não afetará a economia.

As informações são da Agência Brasil.

(Redação - InvestNews)