Até lá, devem ser equacionados os entraves técnicos e financeiros da obra. Quanto à questão técnica, a Infraero defende que a pista tenha 1,8 mil metros de extensão, enquanto o Ministério da Aeronáutica acredita que sejam necessários mais de dois mil metros para atender adequadamente a demanda. No aspecto financeiro, o Governo Federal prevê a aplicação de R$ 1,8 bilhão, até 2010, para a reforma e ampliação de aeroportos. Nesse total, não está prevista a terceira pista em Cumbica.
A Infraero pretende investir cerca de R$ 500 milhões para o reassentamento das famílias a serem afetadas com a construção da terceira pista. Desse total, cerca de 3 mil famílias devem optar pela transferência para outras moradias próximas ao local afetado. A indenização em dinheiro deve ser paga aos demais. Cálculos preliminares estimam entre R$ 275 e R$ 300 milhões o custo da remoção das famílias.
´Tenho certeza que, dentro de um mês e meio, os estudos técnicos nos apontarão a melhor solução para resolver esse problema´, declarou Jobim.
(Redação - InvestNews)