Brasil e México podem produzir petróleo em outros países

SÃO PAULO, 6 de agosto de 2007 - Brasil e México analisam a possibilidade de produzir petróleo em parceria em outros países, informou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta segunda-feira à imprensa. "Penso que podemos fazer experiências de produção conjunta em terceiros países. O importante é avaliar as condições de financiamento de cada empresa, de investimentos em novas tecnologias e, ao mesmo tempo, de prospecção", afirmou Lula.

O presidente brasileiro garantiu que a Petrobras "tem interesse em fazer alianças com a Pemex (Petróleos Mexicanos)", mas considerando as leis mexicanas, que não permitem investimentos privados no setor petroleiro nacional. "É importante destacar que a Petrobras não vai dar qualquer passo que possa ferir a legislação do México. Essa é a condição 'sine qua non' para que conversações entre os dois países possam ocorrer com maior respeito e maior tranqüilidade", disse Lula.

Após uma reunião privada no Palácio Nacional mexicano, Lula e Felipe Calderón firmaram um memorando de entendimento sobre cooperação energética, além de um protocolo de intenções em ciência e tecnologia.

(Redação com agências internacionais - InvestNews)

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade.
Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Saiba mais