Agência EFE
RAMALA - Os Estados Unidos e a Autoridade Nacional Palestina (ANP) assinaram hoje um acordo pelo qual o Governo americano concederá uma ajuda de US$ 80 milhões para a reforma dos serviços de segurança palestinos e treinamento das forças de segurança.
O acordo-marco, segundo um comunicado de imprensa distribuído pelo Consulado dos Estados Unidos em Jerusalém Oriental, foi assinado pelo primeiro-ministro da ANP, Salam Fayyad, e pela secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, depois de uma reunião entre ambos em Ramala.
O comunicado indica que a contribuição 'é uma mostra da vontade do presidente (dos EUA) George W. Bush de fortalecer o compromisso financeiro com os palestinos e com o Governo liderado pelo presidente Mahmoud Abbas e o primeiro-ministro Salam Fayyad'.
- O objetivo é ajudar os palestinos a reformar os serviços de segurança e melhorar a qualidade de vida do povo -afirma.
Além disso, 'o acordo formaliza a intenção dos Estados Unidos de auxiliar a ANP para que possa impor a lei e a ordem'.
Segundo o comunicado do Consulado, o documento 'contém os termos e condições para assegurar que a assistência dos Estados Unidos será utilizada para concretizar os propósitos do acordo, e de uma forma transparente'.
O comunicado de imprensa não detalha como serão empregados esses fundos e se o investimento inclui equipamentos e armas, mas indica que parte do dinheiro será destinada ao treinamento de soldados.