De acordo com o analista em energia renovável da Merril Lynch, Asari Efiong, ainda não existe uma linha de investimentos para a eficiência energética, como já acontece com as fontes renováveis. Segundo ele, a eficiência energética representa uma ótima oportunidade para os investidores.
A instituição identificou a indústria automotiva, os bens de capital, os semicondutores e os materiais de construção como segmentos importantes na questão da eficiência. O novo índice da Merrill Lynch é dividido em quatro componentes: empresas integradas com foco em bens de capital; eficiência de combustível na indústria automobilística; isolação de edifícios; e soluções em eficiência energética incluindo produtos, aplicações e processos industriais.
Segundo analistas da Merril Lynch, a indústria de manufaturados pode aumentar a eficiência energética entre 18% e 26% e ao mesmo tempo reduzir as emissões de gás carbônico entre 19% e 32%. Entretanto, isso só poderá acontecer com uma política de financiamentos e incentivos. Os analistas ainda identificaram os edfícios como o setor com o maior potencial de ganhos com a eficiência energética.
(Redação - InvestNews)