REUTERS
DETROIT - A General Motors anunciou na terça-feira reversão de prejuízo bilionário sofrido um ano antes, superando expectativas de Wall Street ao se beneficiar no segundo trimestre de programa de corte de custos, melhor conjunto de produtos e crescimento de vendas fora dos Estados Unidos.
A GM, cujas ações disparavam mais de seis por cento no pregão eletrônico, informou lucro líquido de 891 milhões de dólares, ou 1,56 dólar por ação, ante prejuízo líquido de 3,4 bilhões de dólares, ou 5,98 dólares por ação, sofrido um ano antes.
Excluindo itens excepcionais relacionados a encargos com a recuperação judicial da Delphi, a companhia informou lucro de 2,48 dólares por ação.
Analistas esperavam lucro ajustado de 1,08 dólar por ação, de acordo com a Reuters Estimates. As previsões recolhidas variaram de ganho de 50 centavos de dólar por ação a 1,64 dólar por ação.
A receita das operações com veículos cresceu 2,2 por cento, para 45,9 bilhões de dólares, ante 44,8 bilhões de dólares um ano antes.
O faturamento total, no entanto, caiu de 53,9 bilhões de dólares para 46,8 bilhões de dólares. O dado inclui o balanço da divisão financeira GMAC, que foi adquirida no ano passado por um grupo liderado pela empresa de investimentos Cerberus Capital Management. A GM realizou lucro líquido de 139 milhões de dólares com a participação de 49 por cento que ainda detém na GMAC.
O prejuízo da divisão de veículos norte-americana da GM caiu acentuadamente para 39 milhões de dólares. Um ano antes a unidade havia perdido 3,95 bilhões de dólares no mesmo período.
A maior montadora dos EUA, que sofreu prejuízo de mais de 12 bilhões de dólares nos últimos dois anos, está no meio de um processo de reestruturação que inclui corte de mais de 34 mil empregos e fechamento de 12 fábricas.
A GM assumiu encargos de 374 milhões de dólares relacionados a custos associados à ajuda para a fornecedora de auto-peças Delphi em processo de recuperação judicial.