Agência JB
BRASÍLIA - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva prometeu ao seu colega da República Dominicana, Leonel Fernández, investimentos brasileiros em infra-estrutura e destacou as oportunidades de negócios entre os dois países no setor de biocombustíveis nesta quarta-feira. Ao receber Fernández em Brasília, Lula disse que o país caribenho oferece oportunidades de investimento aos empresários brasileiros para produzir e exportar aos Estados Unidos.
A República Dominicana goza de vantagens tributárias para acessar os EUA por meio do acordo comercial CBI (Caribean Basin Initiative). No caso do etanol, o produto exportado do Brasil e reprocessado no Caribe pode ingressar no mercado norte-americano sem pagar a tarifa de 0,54 dólar por galão cobrada de outras origens.
- A forma de vencermos as taxas que os americanos impõem ao Brasil para comprar determinados produtos é a gente produzir estes produtos nos países da América Central - disse Lula.
- E olhando a América Central, a República Dominicana é um solo de paz com um clima que qualquer investidor brasileiro não tem que ter preocupação - acrescentou.
Nesse sentido, Lula apontou estar entusiasmado com 'as perspectivas de colaboração em biocombustíveis', indicando que já está em andamento na República Dominicana, com apoio brasileiro, um projeto de adequação da cana local à produção de álcool. O Brasil é o maior produtor mundial de álcool feito a partir de cana-de-açúcar.
Várias empresas brasileiras já realizaram ou anunciaram investimentos em reprocessadoras de etanol no Caribe. A última delas, na terça-feira, foi a Infinity Bio-Energy, que comprou o controle de uma usina dominicana e pretende instalar uma planta de desidratação, além de uma destilaria para produzir álcool localmente.
Fernández está em visita ao Brasil com uma comitiva de empresários. A viagem se estenderá até sábado. Na terça-feira, ele se reuniu em São Paulo com representantes da indústria e na segunda-feira fez uma visita à Embraer, que poderá vender aeronaves de defesa ao país caribenho.