ASSINE
search button

Petrobras negocia novo regaseificador de GNL

Compartilhar
SÃO PAULO, 19 de junho de 2007 - O diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, confirmou hoje que a estatal já está negociando a instalação de uma terceira unidade de regaseificação de gás natural liquefeito (GNL) no País. A operação do novo navio resultará entre 12 milhões e 14 milhões de metros cúbicos diários de gás natural e deverá entrar em funcionamento no segundo semestre de 2009. A Petrobras está analisando agora a localização da unidade, conforme a demanda das diversas regiões do País. Os maiores favoritos no momento são Santa Catarina e Pernambuco.

O volume do terceiro navio é semelhante à capacidade do maior navio previsto até então para operar no Brasil, de 14 milhões de metros cúbicos diários de gás natural, e que deverá operar no Rio de Janeiro a partir de abril de 2009. A primeira unidade de gaseificação brasileira começa a operar no ano que vem e terá capacidade diária de 7 milhões de metros cúbicos. A princípio, essa primeira unidade ficará instalada o Rio de Janeiro, mas deverá ser transferida para o Ceará assim que a segunda unidade entrar em operação.

Costa afirmou que, inicialmente, as unidades de regaseificação deverão atender a demanda interna, mas não descartou a possibilidade de exportar o produto caso a procura doméstica fique aquém da oferta. ´Temos opções de mercados em crescimento nos Estados Unidos e na Europa´, disse.

(André Magnabosco - InvestNews)