Brasil finalmente entrou em crescimento sustentável

BRASÍLIA, 19 de junho de 2007 - O presidente do Banco Central (BC), Henrique Meirelles, disse há pouco que o Brasil finalmente entrou em um ciclo de crescimento sustentável. Em audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, Meirelles apresentou dados positivos da economia brasileira como a geração de empregos formais recorde medidos pela Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

"A grande mudança (dos últimos cinco anos) é que o Brasil estava com as bases do crescimento sustentado e agora está efetivamente crescendo de forma sustentada".

Meirelles defendeu diante dos senadores que a inflação baixa é fundamental para o crescimento econômico, portanto, não seria benéfico ao País simplesmente afrouxar a política monetária sem preocupação com a meta de inflação.

O presidente do BC citou que entre os anos de 1990 a 2006 o Brasil cresceu em média 2,2% com inflação de 48,4%, já o Chile teve inflação de 8,1% no mesmo período e aumento do Produto Interno Bruto (PIB) de 5,6%.

(Juliana Rocha - InvestNews)