Cooperação com Japão inclui TV digital e etanol

SÃO PAULO, 18 de junho de 2007 - O embaixador do Japão no Brasil, Ken Shimanouchi, ressaltou nesta segunda-feira a importância da implantação da TV digital e da transferência de tecnologia brasileira para o Japão na produção do etanol. Shimanouchi participou do seminário para o lançamento oficial do Ano do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil. "O etanol e a parceria digital são os caminhos mais promissores da cooperação entre o Brasil e o Japão neste início de século 21", avaliou.

Shimanouchi destacou ainda outros pontos da economia em que há integração entre os dois países. Ele citou como exemplo a indústria da moda e lembrou que a exportação do setor de moda brasileira para o Japão cresceu 400% entre 2001 e 2006. No caminho inverso, lembrou que a cultura e a culinária japonesas são muito difundidas no Brasil.

Para o embaixador, a importância da atuação do Brasil na política internacional é crescente. "A participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na última reunião do G-8 é uma prova do crescimento da importância do Brasil nesse cenário", reforça.

O primeiro-secretário da Câmara, deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR), manifestou esperança de que o ano de 2008 represente a consolidação da integração econômica e cultural entre os dois países. "Esperamos poder redobrar nossas transações e nosso intercâmbio."

As informações são da Agência Câmara.

(Redação - InvestNews)