Confiança nos EUA é a mais baixa em 16 anos

SÃO PAULO, 18 de junho de 2007 - A confiança dos empresários da construção civil dos EUA caiu, em junho, para o nível mais baixo em 16 anos, revelou nesta segunda-feira um estudo da Associação de Construtores e do Banco Wells Fargo. O índice caiu para 28 pontos, contra os 30 pontos de maio. Um índice inferior a 50 pontos significa que os construtores têm mais perspectivas ruins do que boas.

"Claro que a crise do setor de empréstimos arriscados está submetida a regras mais estritas em uma grande parte do mercado", estimou o economista chefe da associação, David Seiders. Os analistas que acompanham de perto a saúde do setor imobiliário residencial constaram que a crise está durando mais do que o previsto. Com isso, os especialistas já começam a temer que se afete o consumo em geral, o que acarretaria o perigo da desaceleração do crescimento, por mais que tal medo não esteja sendo cumprido agora.

O Departamento de Comércio dos Estados Unidos deve anunciar nesta terça-feira os números da construção civil de maio. Os analistas prevêem um ritmo anual de 1,475 milhão de unidades, depois das 1,528 milhão previstas em abril.

(Redação com agências internacionais - InvestNews)