REUTERS
RIO - A economia brasileira cresceu 0,8 por cento no primeiro trimestre deste ano em relação aos últimos três meses do ano passado, e sinalizou força dos investimentos.
Segundo os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados nesta quarta-feira, a expansão frente a igual período de 2006 foi de 4,3 por cento.
Economistas consultados pela Reuters previam crescimento de 1,1 por cento na comparação com o trimestre imediatamente anterior e de 4,5 por cento frente ao ano passado.
Em valores nominais, o PIB brasileiro nos três primeiros meses do ano somou 596,1 bilhões de reais, ante 539,3 bilhões de reais no mesmo período do ano passado.
- O dado do trimestre chega a 3,2 por cento se anualizado, que é bem em linha com o PIB potencial do país e, com isso, não muda o cenário de inflação, afirmou Alexandre Lintz, estrategista-chefe do BNP Paribas Brasil.
O setor de serviços teve o melhor desempenho na comparação entre o primeiro trimestre e os últimos três meses de 2006, com avanço de 1,7 por cento.
A indústria, na mesma comparação, cresceu 0,3 por cento, enquanto a agropecuária caiu 2,4 por cento.
A formação bruta de capital fixo, uma medida de investimentos, cresceu 7,2 por cento em relação a igual período do ano passado. O avanço foi explicado, principalmente, 'pelo aumento da produção e da importação de máquinas e equipamentos', segundo o IBGE.