O produto, segundo nota da empresa, tem características física e química adequadas para utilização direta pelas indústrias japonesas. Esta é a primeira operação de importação feita pelo país asiático, desde a desregulamentação do setor de álcool no Japão ocorrida em abril de 2006.
Esta exportação é considerada importante pela Petrobras, uma vez que "possibilitará que se avalie todas as etapas do processo da logística envolvida na operação e o seu impacto na qualidade final do produto".
O potencial de álcool no Japão é da ordem de 300 milhões de litros por ano, com alta exigência de qualidade e padronização, segundo a Petrobras. Na semana passada a Petrobras já havia também anunciado a conclusão de negociações de um contrato de fornecimento de etanol para a companhia estatal nigeriana do petróleo Nigerian National Petroleum Corporation, que prevê a exportação para aquele país da primeira carga de álcool anidro combustível, que deverá ser de 20 milhões de litros.
Em meados do mês passado a Petrobras também anunciou a exportação de 12 milhões de litros de álcool para os Estados Unidos. A estatal brasileira também deverá fechar um contrato com a Venezuela para a exportação de 20 a 30 milhões por mês. Atualmente é para a Venezuela que a Petrobras comercializa o maior volume de etanol. Somente no ano passado foram exportados para aquele país 120 milhões de litros de álcool.
As informações são da Agência Brasil.
(Redação - InvestNews)