C.EXTERIOR - Lula vai discutir biocombustível na reunião do G8

São Paulo, 07 de junho de 2007 - Em visita oficial a Berlim, na Alemanha, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa hoje de reuniões com chefes de Estado como os presidentes da Argélia, Nigéria e México. Lula se encontra também com o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-Moon.

Por volta das 14h, horário de Brasília, Lula participa da reunião de chefes de Estado e governo dos países em desenvolvimento (Outreach Group), presidida pelo presidente mexicano, Felipe Calderón. O dia de compromissos na Alemanha é encerrado com um jantar na residência da embaixada brasileira.

Amanhã, o presidente participa da sessão de trabalho da Cúpula do G-8, grupo que reúne os sete países mais industrializados e desenvolvidos do mundo (Estados Unidos, Japão, Alemanha, Reino Unido, França, Itália e o Canadá), mais a Rússia.

Aproveitando a discussão sobre o aquecimento global na reunião do G8, o presidente Lula deve apresentar o programa do governo brasileiro para a produção de biodiesel e etanol como formas de combater o problema.

O presidente afirmou durante a semana que também levará para a reunião a proposta de criação de um fundo de compensação para países em desenvolvimento que diminuírem o desmatamento.

As informações são da Agência Brasil.(Redação - InvestNews).