Brasil passará a monitorar tráfego aéreo por satélite

São Paulo, 07 de junho de 2007 - O Brasil tem até 2015 para passar a monitorar por satélite o tráfego aéreo nacional. Hoje, o controle é feito por radar. A determinação é uma norma internacional.

"Há uma determinação da Organização de Aviação Civil Internacional (Oaci) de que entre 2012 e 2015 não vamos mais monitorar o tráfego aéreo por radar e sim por satélite. Isso é uma determinação que vai facilitar e melhorar o monitoramento e o tráfego aéreo mundiais', explicou o procurador do Ministério Público do Trabalho Alessandro Santos de Miranda, em entrevista ao programa Revista Brasil.

Segundo ele, o país adotará o sistema russo de satélite e o modelo norte-americano GPS (sigla em inglês para Global Positioning System, sistema de posicionamento global).

Miranda também informou que, a partir de março de 2008, os controladores de vôo brasileiros terão que comprovar fluência na língua inglesa, outra exigência das novas normas da Oaci que entrarão em vigor no ano que vem. "

As medidas constam no relatório apresentado esta semana por Miranda à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Apagão Aéreo no Senado Federal. O documento traz informações sobre a situação dos controladores de vôo.

As informações são da Agência Brasil.(Redação - InvestNews).