S&P concede BBB- a Usiminas

SÃO PAULO, 6 de junho de 2007 - A S&P concedeu a Usiminas o rating BBB-, o que corresponde ao primeiro nível de Investiment Grade (IG) da agência. Em fevereiro, a Fitch também classificou a Usiminas como IG, com os mesmos BBB-.

De acordo com a S&P, a nova classificação da siderúrgica é devido a prudência da política financeira da companhia e o cenário positivo da economia brasileira, mesmo considerando o Capex de US$ 8,4 bilhões para os próximos quatro anos, que será financiado por dívidas. Apesar do mercado siderúrgico apresentar perspectivas negativas para os próximos dois anos, segundo a agência, com preços e demandas mais fracas, o Cadex pode trazer mais potencial para as exportações da empresa, além de melhorar o mix de produtos vendidos internamente.

A Usiminas tem um caixa de R$ 1,6 bilhão e uma relação dívida bruta/EBITDA de 0,9 vezes. Testes da agência demonstraram que a companhia é capaz de suportar um cenário pessimista através da reserva de caixa e pelo fato de ser um produtor com custos altamente competitivos.

(Redação - InvestNews)