Lula recebe prêmio por luta contra a pobreza

SÃO PAULO, 4 de junho de 2007 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, recebeu hoje das mãos de seu colega indiano, Abdul Kalam, o Prêmio Nehru por sua "dedicação à luta contra a pobreza".

Em cerimônia em um hotel de Nova Délhi, Kalam entregou a Lula o prêmio que já foi recebido por personalidades como Nelson Mandela, madre Teresa de Calcutá e Indira Gandhi. Kalam louvou Lula por ter sido capaz de um "desenvolvimento integrado" no Brasil, no qual o objetivo de combater a pobreza não colocou em risco a estabilidade macroeconômica do país.

O presidente brasileiro, que chegou ontem à Índia para sua segunda visita oficial em três anos, elogiou a figura do primeiro chefe do Governo da Índia independente, Jawaharlal Nehru, de quem disse que estabeleceu as bases para uma "nação mais igualitária".

Também destacou que Nehru "defendeu uma solução política dos conflitos" em momentos em que a Índia e Paquistão se separaram de forma "dolorosa", após obter sua independência do império britânico.

Antes de receber o prêmio, Lula cumpriu uma agenda acirrada de reuniões com o primeiro-ministro da Índia, Manmohan Singh, e outros altos funcionários, além de participar da inauguração de um grande fórum bilateral de negócios convocado para estimular as trocas comerciais, que em 2006 apenas beiraram os US$ 2,5 bilhões.

À tarde, Lula se reuniu com o principal líder da oposição indiana, o radical hindu L. K. Advani, antes de ir a um jantar oficial com Kalam no Palácio Presidencial.

(Redação com agências internacionais - InvestNews)