Vice-premier Huang Ju falece aos 68 anos

SÃO PAULO, 2 de junho de 2007 - O vice-premier da China, Huang Ju, sexto na hierarquia do Partido Comunista, morreu neste sábado (hora local), informou a agência estatal de notícias. Huang, que estava doente, faleceu em Pequim aos 68 anos, segundo a agência. As autoridades centrais do Partido Comunista emitiram um comunicado no qual qualificam Huang de "excelente membro do PC, um leal combatente comunista e um grande líder do partido e do Estado".

Em março de 2006, Pequim anunciou que Huang estava doente e que não poderia mais cumprir suas funções oficiais. Segundo diversas fontes, Huang sofria de câncer no pâncreas.

A última aparição pública de Huang ocorreu no Congresso Nacional Popular, em março, quando pediu aos delegados de Xangai apoio à política anticorrupção do presidente Hu Jintao, que levou à destituição de um dos "afilhados" do vice-premier, Chen Liangyu.

Chen, sucessor de Huang como chefe do Partido Comunista em Xangai, se tornou o mais importante líder chinês acusado de corrupção em mais de uma década.

Huang era encarregado dos assuntos econômicos do comitê do bureau político comunista desde 2002. As autoridades chinesas jamais informaram o nome do sucessor de Huang durante sua enfermidade.

O vice-premier nasceu em setembro de 1938, na cidade de Jiashan, província de Zhejiang (leste), e entrou para o Partido Comunista em março de 1966. Formado em engenharia pela Universidade de Tsinghua, fez carreira na indústria manufatureira de Xangai, cidade onde iniciou sua carreira política.

Huang foi prefeito de Xangai entre 1991 e 1995, antes de ser nomeado chefe local do Partido Comunista.

As informações são da AFP.

(Redação - InvestNews)