Vietnã assina acordo para exploração petrolífera em Cuba

Agência EFE

RIO - A empresa estatal PetroVietnam assinou hoje um acordo com a companhia Cuba Petróleo (Cupet) para a exploração petrolífera de quatro blocos da Zona Econômica Exclusiva (ZEE) cubana no Golfo do México, e outros três em terra.

O acordo foi assinado pelo diretor-geral da PetroVietnam, Tran Ngoc Canh, e o diretor-geral da Cupet, Fidel Rivero, na presença do presidente em exercício de Cuba, Raúl Castro, e do secretário-geral do Partido Comunista do Vietnã, Nong Duc Manh, segundo um comunicado divulgado por fontes oficiais.

Foram assinados dois contratos de risco para a prospecção, perfuração e exploração de petróleo nos blocos 31, 32, 42 e 43 da ZEE, e nos blocos 16, 17 e 18 da área petrolífera cubana em terra.

A companhia petrolífera vietnamita se junta assim à hispano-argentina Repsol-YPF, que compartilha riscos em seis blocos com a norueguesa Norks Hydro, e à indiana ONGC. Esta última possui ainda contratos individuais em dois blocos. Além disso, a canadense Sherrit e a malásia Petronas também fazem prospecção nas águas cubanas.

Além disso, a venezuelana Petróleos de Venezuela (PDVSA) tem um acordo com as autoridades cubanas para a exploração de quatro blocos, e uma outra companhia, cujo nome é mantido em sigilo, explora outros quatro.