Grupo Vicunha compra La Internacional no Equador

SÃO PAULO, 1 de junho de 2007 - A holding Textília, que detém o controle do tradicional grupo têxtil Vicunha, formalizou hoje, na cidade de Quito, Equador, a compra de 64% das ações de "La Internacional S/A", a maior e mais antiga indústria têxtil daquele país. A empresa atua na produção de índigo e fios.

De acordo com a direção do grupo Vicunha, a aquisição do controle da "La Internacional" é o primeiro passo efetivo na internacionalização do negócio têxtil do grupo, que já tinha distribuição internacional com filiais na Europa, China, Argentina e Colômbia. Pela primeira vez o grupo Vicunha assume uma fábrica fora do Brasil. "Esse passo importante já é resultado da reestruturação que iniciamos em 2006, bem como um de seus principais objetivos", explica Ricardo Steinbruch, presidente do Grupo.

A produção da "La Internacional" suprirá as necessidades tanto do mercado local como o da América Andina, e deverá atender também as necessidades do mercado mexicano. "O grupo Vicunha, além disso, pretende fazer da La Internacional uma plataforma de exportação importante para o mercado americano, caso sejam renovados os acordos de comércio", revela Ricardo Steinbruch.

Há, porém, um risco de não concretização do negócio caso não se regularize a concessão de geração da usina hidrelétrica da companhia. "Estamos confiantes que essa pendência será resolvida em até 180 dias", informa Ricardo Steinbruch.

(Redação - InvestNews)