DataSUS entra em greve na segunda-feira

SÃO PAULO, 1 de junho de 2007 - Os servidores do Departamento de Informática do SUS (Data SUS) decidiram entrar em greve por tempo indeterminado a partir da próxima segunda-feira (4). O Data SUS é responsável pela manutenção de toda a parte de informações do sistema de saúde, além de cuidar de toda a parte de suporte técnico da área.

O motivo é uma nota, divulgada pelo Ministério do Planejamento, afirmando que seria cortada uma gratificação do salário dos servidores da categoria. Os funcionários do DataSUS estavam vinculados antes à Fundação Nacional de Saúde (Funasa). Quando o DataSUS foi criado, em 1991, os funcionários receberam uma gratificação.

"Alguns trabalhadores, com esse corte, poderiam perder mais de 50% dos vencimentos de seus salários", afirma Sérgio Ronaldo da Silva, diretor da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef). Ainda de acordo com ele, a greve foi decidida pela maioria dos servidores. Na próxima semana, representantes do Condsef devem se reunir com o diretor do departamento e com a secretária executiva do Ministério da Saúde para tentar buscar uma saída.

As informações são da Agência Brasil.

(Redação - InvestNews)