Portal Terra
CAMPINAS (SP) - Pesquisa divulgada pela Universidade de Campinas (Unicamp) mostra que quase a metade dos brasileiros faz hora extra ou tem dois empregos.
Segundo o levantamento, 4,2 milhões de trabalhadores fazem dupla ou até tripla jornada. A procura pelo segundo emprego cresceu 57% nos últimos seis anos.
De acordo com o pesquisador responsável pelo estudo, Marcio Pochmann, citado pela TV Globo, de 1999 a 2005 foram criados 21 milhões de empregos com remuneração inferior a dois salários-mínimos.
- Foram eliminados 6 milhões de postos de trabalhos que pagavam mais. O saldo é de 15 milhões de empregos com baixos salários - explica.
- Nós temos perdido participação da renda do trabalho porque o tipo de ocupação que vem sendo gerada no país é de baixa remuneração. De tal forma que os ganhos de produtividade que são gerados no Brasil acabam não sendo repassados para essas vagas que estão sendo geradas - afirma o pesquisador.
Segundo o estudo, poderiam ser criados 4,5 milhões de empregos no País se os trabalhadores não fizessem tantas horas extras e duplas jornadas.