Bruno Machado, Agência JB
RIO - Durante reunião realizada na Câmara municipal de Resende, na última quarta-feira, a diretoria do grupo Votorantim Metais, anunciou a construção de uma Siderúrgica em Resende.
O início das obras está previsto para agosto deste ano. Já estão prontos o estudo e o relatório de impactos ambientais e as licenças da FEEMA e IBAMA já foram solicitadas.
O empreendimento será dividido em duas etapas e demandará investimentos de 850 milhões na primeira fase e 150 milhões na 2ª fase, totalizando 01 bilhão de reais.
Para a entrada em operação da primeira fase do projeto, com previsão de funcionamento em 2009, serão necessários 650 pessoas para a produção de 500 mil toneladas / ano de aços laminados. A data de implantação da segunda fase, que completará 01 milhão de toneladas, dependerá da evolução do mercado.
A cidade de Resende foi escolhida por oferecer as melhores condições técnicas e logísticas, além da localização estratégica no que diz respeito à proximidade dos maiores mercados consumidores do País. A nova Usina ocupará uma área de 4,3 milhões de m2, localizados após o bairro Cidade Alegria.