ASSINE
search button

Pentax e Hoya chegam a princípio de acordo para fusão

Compartilhar

Agência EFE

TÓQUIO - O fabricante japonês de câmeras fotográficas Pentax chegou a um princípio de acordo com o produtor japonês de lentes Hoya para uma fusão entre as duas empresas.

A diretoria da Pentax estabeleceu entre suas condições que a companhia se transforme em subsidiária, mantenha sua identidade e os postos de seus diretores sejam respeitados.

Representantes da Hoya afirmaram que sua empresa quer agilizar o trâmite para efetuar a fusão o mais rapidamente possível. Os detalhes da operação devem ser resolvidos na próxima semana. Eles afirmaram que Hoya será flexível em relação aos requisitos da Pentax.

No mês passado, as divergências na diretoria da Pentax sobre a oferta pública de aquisição de ações (opa) da Hoya, lançada em dezembro, levaram à renúncia do presidente, Fumio Urano. Ele foi substituído por Takashi Watanuki, partidário de congelar a operação.

Em abril, pelo menos seis dos oito membros do Conselho de Administração votaram contra a fusão com a Hoya.

Após uma reunião, na última quarta-feira, Watanuki e Hiroshi Suzuki, diretor-executivo da Hoya, consideraram construtivas as conversas para facilitar a fusão.

Watanuki destacou a necessidade de uma integração gradual da gestão, devido à diferença de cultura corporativa.

A aliança daria origem a uma empresa com uma ampla gama de produtos e vendas de até ¥ 500 bilhões (US$ 4,167 bilhões), para competir num mercado cada vez mais disputado.