ASSINE
search button

O céu é o limite nas reservas, diz Mantega

Compartilhar
BRASÍLIA, 10 de maio de 2007 - Se depender do ministro da Fazenda, as compras do Banco Central no mercado à vista continuarão. O recado foi dado nesta quinta-feira pelo próprio ministro Guido Mantega. "Não há um limite para o aumento das reservas. Por enquanto, o céu é o limite", disse em entrevista para comentar o upgrade do rating brasileiro anunciado pela agencia de classificação de risco Fitch.

Mantega saiu em defesa da estratégia do BC que tem comprado volumes expressivos de dólares no mercado diariamente. "O BC tem a conduta correta de realizar ações para melhorar as condições econômico-financeiras do País. Se a compra de reservas é um fato que melhora as condições porque melhora a condição de pagamento, o diminui o risco. Então, o BC está agindo corretamente", disse.

O ministro da Fazenda diz que a compra de dólares favorece os fundamentos da economia brasileira porque melhora a capacidade de pagamento do Brasil. "Estão aumentando as reservas com o objetivo de mostrar que o País tem capacidade de pagamento, que o País não está sujeito a um ataque especulativo, porque pode bancar uma reação forte a isso", reforçou.

(Fernando Nakagawa - InvestNews)