Ganhos em tecnologia puxam alta dos mercados asiáticos

REUTERS

CINGAPURA - Os mercados acionários asiáticos fecharam em alta nesta quarta-feira, com as ações de tecnologia impulsionadas pelos fortes resultados da norte-americana Intel.

Por outro lado, o dólar se desvalorizou, diante das expectativas do mercado de corte da taxa de juro nos Estados Unidos, o que fez com que investidores procurassem moedas que podem dar maior retorno.

A bolsa de valores de Tóquio foi um dos destaques de alta da sessão. O índice Nikkei subiu 0,8 por cento, refletindo em boa medida o comportamento das ações da empresa Sumitomo Realty & Development, diante das expectativas de resultados sólidos que influenciaram os mercado após a divulgação de uma perspectiva positiva da Tokyu Land .

As ações de tecnologia, como as da Advantest, subiram depois que a norte-americana Intel divulgou lucro maior que o esperado no primeiro trimestre do ano e elevou suas estimativas de margem para todo o exercício.

- O próximo grande evento é a temporada de resultados corporativos japoneses. Até lá, ações globais tendem a influenciar de forma geral os mercados por aqui, afirmou Hiroyuki Fukunaga, estrategista-chefe da Rakuten Securities.

O índice MSCI de ações asiáticas subia 0,38 por cento, aos 433 pontos.

Na Austrália, o índice da bolsa de valores subiu 0,81 por cento, aos 6.236 pontos, maior patamar de fechamento já registrado.

A bolsa de valores da Coréia do Sul fechou em alta de 0,39 por cento, aos 1.534 pontos, embora as ações da Samsung Eletronics tenham recuado 1,7 por cento.

Em Taiwan, a bolsa avançou 0,55 por cento, enquanto que em Hong Kong, o índice Hang Seng fechou em leve queda de 0,06 por cento, aos 20.777 pontos.