Comercialização recorde de soja no País

SÃO PAULO, 18 de abril de 2007 - A comercialização de soja no Brasil atingiu recordes este ano. Até 15 de abril, 65% do total de 60 milhões de toneladas que serão produzidas no País já estavam negociadas, percentual que foi de 35% na safra 2005/06. O estado de Mato Grosso é o que está com o maior índice do País, 74% comercializados.

De acordo com o analista da AgRural, Seneri Paludo, os preços melhores este ano determinaram esse desempenho de vendas. Em Sorriso, Norte de Mato Grosso, por exemplo, o preço da saca está em R$ 23, valor que há um ano foi de R$ 15,80.

"A cotação da soja na Bolsa de Chicago está nos últimos dias em torno de 7,40 centavos de dólar por bushel, valor que há um ano estava em 6,30 centavos de dólar por bushel", compara o analista.

Em seguida a Mato Grosso, a comercialização está mais adiantada nos estados do Norte-Nordeste, seguidos pelos outros estados do Centro-Oeste. No Rio Grande do Sul, que tradicionalmente tem comercialização mais lenta, 26% da safra de soja está negociada.

(Fabiana Batista - InvestNews)