Novo indicador ajuda a projetar demanda por energia

SÃO PAULO, 17 de abril de 2007 - O Sinalizador da Produção Industrial (SPI), indicador econômico mensal, elaborado em parceria entre a Fundação Getúlio Vargas (FGV) e a AES Eletropaulo, que está sendo lançado neste momento em São Paulo, é o resultado de um estudo que começou em 2005.

O indicador a partir de agora mostrará a produção industrial do Estado de São Paulo englobando vários dados como taxa de juros medida pelo Banco Central; produção automobilística medida pela Anfavea; carga de energia oferecida pela Eletropaulo; pesquisa industrial mensal do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE); e dados de temperatura do Noaa (National Oceanic Atmospheric Administration).

A iniciativa ajudará a Eletropaulo a projetar a demanda de eletricidade para facilitar a compra de energia.

Atualmente, a Eletropaulo atende a 35% da demanada de energia do Estado de São Paulo (residencial, comercial e industrial). Ao todo, 24 municípios são atendidos pela distribuidora (capital paulista, ABC e cidades da região Oeste de São Paulo). Em 2006, a empresa distribuiu 31 mil gigawatts hora para as regiões atendidas.

Segundo a AES Eletropaulo, a área de concessão da empresa corresponde a 43,7% do Produto Interno Bruto (PIB) paulista.

(Vanessa Stecanella - InvestNews)