Agência EFE
PEQUIM - O Banco Postal de Poupança da China inaugurou hoje seu escritório central em Pequim e se tornou o quinto maior banco da China em volume de depósitos, segundo a agência oficial de notícias 'Xinhua'.
A Comissão Reguladora de Bancos da China autorizou em dezembro o funcionamento do banco, que pertence integralmente ao China Post Group, empresa recentemente desvinculada do Birô Estatal dos Correios da China.
A abertura do banco faz parte dos esforços do Governo para desenvolver a economia rural, área onde não existem filiais de entidades bancárias, apenas de escritórios dos Correios, segundo analistas.
"O Banco Postal de Poupança da China se concentrará em negócios no varejo e em empresas intermediárias, e oferecerá serviços básicos para os moradores de áreas urbanas e rurais', segundo a Comissão.
Além disso, a nova instituição manterá relações complementares com outros bancos comerciais para contribuir para o desenvolvimento do 'novo campo socialista'.
Segundo o jornal 'Shanghai Securities News', o Banco Postal de Poupança da China concluiu seu registro no dia 6, com um capital total de 20 bilhões de iuanes (cerca de US$ 2,6 bilhões).
"O estabelecimento do novo banco impulsionará o desenvolvimento do setor na China, assim como o das áreas rurais', disse Liu Andong, presidente da junta executiva da nova instituição financeira, durante a inauguração.
O China Post Group começou seus serviços postais em 1896 com o estabelecimento do Birô Postal de Envios e Poupança da China, mas só aceitava depósitos, e não oferecia empréstimos.
No final de 2006, as poupanças postais na China superavam 1,6 trilhão de iuanes (cerca de US$ 206 bilhões), ligeiramente abaixo dos quatro bancos públicos comerciais (Banco Industrial e Comercial, Banco da China, Banco de Construção e Banco de Agricultura).